Quem nunca ouviu ou leu sobre uma receita caseira milagrosa para clarear os dentes? Afinal, um sorriso mais branco é o desejo da maioria das pessoas, pois ilumina o rosto e garante um visual mais jovem. Porém fica o alerta do especialista e mestre em odontologia clínica Dr. Rodrigo Ferreira do Amaral: “Com tantas receitas rolando na internet, o risco de alguém fazer algo errado é grande”.

Uma das indicações mais perigosas, segundo o profissional, é utilizar limão seguido de bicarbonato em pó. “Como o dente é composto por minerais e colágeno, a acidez do limão leva a parte mineral, deixando só colágeno, e passar a escova de dente logo em seguida acaba com a camada protetora”, ensina.

EFEITO CONTRÁRIO

Algumas soluções caseiras diminuem a espessura do esmalte, que é a camada mais clara do dente. “Isso faz com que a parte interna (dentina) vá aparecendo e os dentes fiquem ainda mais escuros!”, diz. Outro alerta é para o carvão vegetal que tem sido muito divulgado nas redes sociais. “Ele já foi um bom auxiliar na escovação antes dos cremes dentais existirem, mas o problema é o risco de arranhar a superfície dos dentes. Com tantas opções hoje, por que arriscar assim?”, questiona.

ENTÃO, COMO FAZER?

O clareamento indicado por Dr. Rodrigo é o realizado pela ação de um gel aplicado sobre os dentes, que penetra e modifica a cor nas camadas mais internas. “Entretanto, aplicá-lo de forma errada (sobre gengivas, por exemplo) pode causar queimaduras químicas. Outro risco é o uso muito frequente ou por muito tempo. Existem diversas concentrações do produto, cada uma com sua indicação. Já vi casos que o paciente precisou de tratamento de canal por conta disso, por isso todo o clareamento dentário deve acontecer com a supervisão do dentista”, frisa.

E O RESULTADO?

É importante destacar que o tom obtido varia de um paciente para outro, mas usar um gel de qualidade e da forma correta sempre entrega resultados satisfatórios, de acordo com o dentista. “Fazemos uma associação de técnicas, com sessões no consultório e com um kit personalizado para uso em casa. A sessão de consultório traz um resultado rápido, mas com durabilidade menor. Já o sistema de uso noturno é mais lento, mas traz resultados mais duradouros”.

DENTES SENSÍVEIS E MANCHAS

Sofrer com sensibilidade determina o tipo de sistema que será utilizado, pois existem produtos específicos para esse problema. “São raros os casos nos quais o paciente não consegue terminar o processo todo como planejado”, afirma. Já com relação às manchas, primeiro elas precisam ser divididas, pois existem as externas (causadas por alimentos, bebidas, cigarro) ou internas (mal-formações, antibióticos, genética). As primeiras saem com polimento e com o clareamento, já as mais internas só respondem ao clareamento e às vezes necessitam também de facetas em porcelana.

SORRISO BRANCO SEMPRE APÓS O CLAREAMENTO

– Evite alimentos e bebidas com corantes:

Especialmente duas horas depois do procedimento, pois o dente desidrata com o uso do gel e, ao tentar recuperar essa água, pode absorver o líquido colorido e manchar novamemte

– Não consuma bebidas ácidas:

Pois interferem no efeito do produto e comprometem o resultado

O MITO DA PASTA DE DENTE CLAREADORA

O creme dental é um complemento da escova de dente e tem só duas funções: polir e aplicar flúor. “O resto é mito! O polidor até tem uma ação clareadora por remover manchas externas, mas não tem nenhum efeito clareador se o dente for escuro por dentro”, diz. Segundo o profissional, a diferença entre os produtos é que alguns são mais ou menos abrasivos, resultando em uma sensação maior ou menor de limpeza.