Como e quando começar os cuidados com os dentes do seu bebê?

Comece a limpeza dos dentes do seu bebê antes mesmo de aparecer os primeiros dentinhos. Com uma gaze enrolada em seu dedo e umedecida em água oxigenada 10 volumes, passe por toda a gengiva, bochechas e língua do bebê, sempre alguns minutos após a amamentação. Isto para controlar bactérias que se alimentam dos resíduos de leite e possam instalar-se na boca da criança. Bactérias assim podem constituir colonização e prejudicar os dentinhos logo que apareçam na boca. Se começar cedo a higiene bucal, o bebê vai se acostumar a ter os dentes limpos. O primeiro dente provavelmente será um inferior da frente, aparecendo por volta dos seis meses de idade. No entanto, o tempo de aparição pode variar enormemente, alguns bebês já nascem com um dente! Outros ainda não têm dentes até um ano de idade. Geralmente aos dois anos e meio o bebê terá 20 dentes decíduos ( dentes de leite). Pode parecer um longo caminho, mas é melhor supervisionar e escovar os dentes do seu filho até que ele os oito anos de idade. Nesta idade, ele deve ser capaz de fazê-lo corretamente por si só.

Preciso comprar uma escova de dente para o meu bebê?

A higiene pode ser com a gaze (mencionada anteriormente) ou dedeiras de silicone.
Se preferir usar uma escova de dente, escolher uma com cerdas macias e uma cabeça pequena. Isto permitirá o alcance de todas as partes da boca do seu bebê facilmente e de maneira confortável a cada novo dente emergindo. Nas embalagens consta faixa etária que a escova é projetada. Substitua a escova de dente regularmente a cada três meses. Se as cerdas começarem a espalhar-se, é sinal que a escova de dente precisa ser trocada.

Qual tipo de creme dental é melhor para o meu bebê?

Com a gaze pode utilizar a água oxigenada 10volumes. Com dedeira ou escova, procure por um creme dental para bebês que não contenha flúor, pois crianças pequenas engolem algumas quantidades de pasta e a água encanada no Brasil já é fluoretada. O excesso de flúor pode causar manchas nos dentes.

Qual quantidade de creme dental devo usar?

A quantidade de pasta para bebês e crianças deve ser mínima (cerca de 1/4 de grão de ervilha para bebês e ½ para crianças até 6 anos). Incentive o seu bebê para cuspir depois de um dente limpo, tente não se preocupar se ele leva um tempo para conseguir. A idéia é ensinar gradualmente seu bebê ter bons hábitos de higiene que durarão uma vida. Não deixe ele comer ou lamber creme dental do tubo. Escolha uma pasta de dentes sem sabor frutado e nem muito saborosa, assim ele aprende que cremes dentais não são alimentos. A ingestão de grandes quantidades de flúor pode danificar os dentes, dando-lhes um efeito manchado, e pode até deixar seu bebê doente ou dar-lhe diarréia.

Como faço para limpar os dentes do meu bebê?

Tente adquirir o hábito de escovar os dentes do seu bebê pelo menos duas vezes por dia. Faça isso uma vez na parte da manhã, numa altura em que se encaixa com sua rotina habitual. A mais importante é antes de dormir, depois do seu bebê teve sua última alimentação. Escove com movimentos circulares pequenos, delicados, concentrando-se na área onde os dentes e as gengivas se encontram. Lembre-se que as gengivas do seu bebê são sensíveis e às vezes doloridas pelos dentes que estão nascendo, por isso seja muito gentil. Quando terminar, certifique-se de que seu bebê cospe o excesso de creme dental, mas não lavar a boca com água. Deixando um pouco de resíduo creme dental nos dentes faz uma película que ajuda a proteger os dentes. Se seu bebê não gosta escovar e se contorce, tente dar a escova de dentes para segurar, desta forma ele é mais propenso a se sentir no controle. Você pode deixá-lo escovar, embora ele vá precisar da ajuda de você por alguns anos até saber fazer direito. Se você puder, deixe seu bebê ver você escovar os dentes, isso irá ajudá-lo a se acostumar com a idéia. Seu dentista ficará feliz em ajudar se você precisar de mais orientação.

Quando devo levar meu bebê ao dentista?

Em primeiro lugar, levar seu bebê ao longo de suas próprias consultas odontológicas. Dessa forma, ele vai conhecer as vistas, sons, cheiros e de rotina de cuidados dentais. Se você é ansiosa ou tem medo de dentista, marque uma consulta separada para o bebê. Assim ele não pegará os medos da mãe. Também não assuste a criança dizendo: – “Se você não escovar, te levarei ao dentista para dar uma injeção grande e doída” (isto cria ansiedade e medo antes mesmo da criança conhecer o dentista). Mesmo antes de nascer os dentes, é importante levar ao consultório para o dentista ensinar os cuidados de higiene.

O que mais posso fazer para proteger os dentes do meu bebê?

A principal causa da cárie dentária é o açúcar. Não é apenas a quantidade de açúcar que pode ser prejudicial, mas quantas vezes ele é ingerido durante o dia. Cada vez que seu bebê come ou toma algo açucarado, a degradação do açúcar gera ácidos e começa a perda do mineral dos dentes. Esta acidez se recupera ao ph normal, mas pode demorar algumas horas . Se seu bebê ingerir doce em intervalos regulares durante todo o dia e antes destas horas, os dentes não tem tempo de reparar-se, aparecendo as cavidades de cárie. Lanches entre as refeições deve-se escolher opções salgadas, como queijo ou legumes e para beber, água. Se der biscoitos doces, recheados, vitaminas de frutas, sucos, etc., dê em seguida meio copo de água para bochechar e tomar. Evite ao máximo refrigerantes e sucos prontos (de caixinha). Estes geralmente contêm grande quantidade de açúcar e causar cáries.